terça-feira, 5 de julho de 2011

Estudar sozinho ou em grupo?

A dúvida é comum entre os estudantes de ensino médio e pré-vestibular. Os professores acham válido o estudo em grupo, desde que bem organizado. Eles lembram ainda que, a técnica de estudar em conjunto estimula os jovens a lidar com valores humanos e saber respeitar o espaço do próximo, e assim, todo mundo se ajuda.

O estudo em grupo é também um treinamento para os desafios do mercado de trabalho, já que essa prática necessita de desenvolvimento de negociação. As empresas procuram, hoje, por pessoas capazes de trabalhar em grupo.

Quando os alunos estudam juntos, aprendem mais e tem mais chances de sanar suas dúvidas; e quem mais aprende é quem ensina, porque isso ajuda a fixar melhor o conteúdo. Às vezes, a linguagem usada entre os jovens é mais fácil de ser compreendida do que a linguagem utilizada pelo professor, por exemplo. Dessa maneira, o estudo em grupo torna-se um diferencial na aprendizagem da matéria.

Os professores lembram que o ideal é ter uma reunião freqüentemente, uma vez por semana, por exemplo. Montar grupos de estudo só antes da prova não é caminho de salvação, e estudar em cima da hora é sempre um risco ao aparecimento de mais dúvidas.

Ao montar o seu grupo, leve em consideração algumas características importantes:

∙Estabeleça regras para que os integrantes não percam o foco;
∙Escolha um local de fácil acesso a todos, pode ser a casa de alguém, a escola ou uma biblioteca;
∙Verifique se a data é ideal para todos;
∙Delimite um tempo para o estudo, 3 a 4 horas são suficientes e
∙Para um bom rendimento é importante que o grupo não tenha mais do que 5 integrantes.

Com essas dicas vai ser fácil manter um estudo organizado e em dia. Se você ainda acha que estudar sozinho é o melhor caminho, não hesite em respeitar o seu ritmo. Existem pessoas que não conseguem se concentrar com barulho e que rendem mais quando dedicam um tempo para si mesmos. O importante é que você consiga atingir a meta: ter boas notas na escola e entrar em uma boa faculdade. Então, bons estudos e boa sorte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário